quarta-feira, 27 de julho de 2011

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, responde ( ?? )

A mensagem a seguir, foi enviada por um grande amigo, onde ele questiona a Academia Brasileira de Letras o motivo de terem conferido uma medalha a uma "personalidade" e a resposta já esperada dos "ilustres":

Pergunta
:

Pergunto por quê a Medalha Machado de Assis foi conferida ao jogador Ronaldinho Gaúcho. Que tipo de contribuição ou que exemplo culturalmente edificante ensejou tal honraria? Desde que esta Casa se abriu para políticos e generais, ao mesmo tempo em que recusou Lima Barreto e Monteiro Lobato, forçoso é concordar com Agripino Grieco: "A Academia é um sodalício em decadência, em que a sucessão dos defuntos se opera pela admissão de novos defuntos, e dela só poderá sair perfeito um tratado sobre arte culinária?. Talvez nem isso, senhores, depois de Paulo Coelho e Ronaldinho, quem sabe a Bruna Surfistinha. Bem fez Drummond em se recusar a entrar para essa farândola. Fica um apelo: mudem o nome "Casa de Machado de Assis" para "Casa da Mãe Joana", pois o próprio Machado muito bem resumiu essa atitude sórdida de V. Sas: "Em nosso país a vulgaridade é um título, a mediocridade um brasão".

Resposta :

Prezado consulente,

Não faz parte do projeto responder tal questionamento. Apenas dúvidas pontuais de língua portuguesa.

Se meu amigo me permite, meu comentário:

Que projetos a ABL possui, e para que servem ?  Precisa estar inserido em um projeto, uma resposta ?

Para uma atitude nefasta, nada melhor que uma resposta ridícula! Como se não fosse direito de todo e qualquer cidadão, saber do motivo que leva tamanha condecoração, a uma pessoa que nada fez, que não "rolar bolas" por esses gramados.  Na verdade a resposta não poderia ser outra, pois, para o que carece de lógica e bom senso, nada melhor do que não responder.

E ai surge uma pergunta:
Para que serve EFETIVAMENTE a ABL ?  Alguém sabe ?

A resposta:
Dar medalhas !

Um comentário:

  1. Sabemos que o verbo “entrar” é intransitivo; portanto, a ele se acrescentam adjuntos adverbiais apenas. Pergunto: que classificação recebem os termos em destaque nas orações “A assembleia entrou em recesso.” (em recesso) Os manifestantes entraram em compasso de espera. (em compasso de espera) “ Os magistrados entraram em uma discussão infrutífera.” (em uma discussão infrutífera).

    ResponderExcluir