domingo, 18 de setembro de 2011

Sucesso com trabalho em equipe.




Êxito do trabalho coletivo depende principalmente do entrosamento de três realidades – o grupo, os indivíduos que compõem o grupo e o líder.



Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A sua formação deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingimento das metas. O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros no atingimento dos resultados, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo.

Esse trabalho supostamente combina os talentos dos indivíduos para gerar algo mais do que é possível com cada indivíduo tomado em separado, pode ser entendido como uma estratégia, concebida pelo homem, para melhorar a efetividade do trabalho.

Vantagens do trabalho em conjunto:

São notórios os benefícios que uma equipe bem afinada pode trazer para a organização. Primeiro, porque é formada de pessoas, que trazem consigo histórias de vida e competências diferentes, mas que se relacionam. Um é bom em analisar relatórios, outro fala muito bem em público, e o terceiro tem uma boca capacidade para detectar e resolver problemas. Estas são algumas características que, somadas, podem formar uma equipe coesa e eficiente.

A interação entre os pares e o potencial de cada indivíduo fica ainda maior quando utilizados em uma equipe. No time, todos são responsáveis mutuamente pelo resultado, diferente de quando se trabalha sozinho. Com o excesso de problemas e a necessidade de responder rápido em várias frentes que as empresas têm hoje, tornou-se quase impossível trabalhar de forma isolada, no esquema cada um por si.

Como o próprio nome diz, EQUIPE é um conjunto. É um “remar” armônico de esforços, dedicação, habilidades, conhecimento, etc. do conjunto. A liderança, igualmente importante, ou talvez, como alguns entendam, ser mais importante, pois, dela depende direcionamento. Não adianta ter uma força enorme, se não bem direcionada e conduzida, caso contrario essa força torna-se nula. Desperdiçam-se tudo pela falta de uma diretriz.

Desvantagem:

Desvantagem é que pode encontrar pessoas exatamente opostas a isso: pessoas destimulantes que não saibam mais que você ou que não sabem nada, e que te atrapalham no trabalho em questão, gerando insatisfação e a de todos os envolvidos porque tudo fica mais difícil e pior.

Ao trabalhar em uma equipe não há perdedores e nem vencedores. Que, apesar da vantagem óbvia (ninguém perde nada), pode ser uma grande desvantagem - que ninguém toma uma culpa e ninguém pode sentir-se realmente bom de ganho de sucesso. Se ninguém é responsável por cada tarefa, por vezes, ninguém sabe quem está fazendo o trabalho e não pôde ser feito.

Um dos problemas que podem ocorrem em uma organização que trabalha com várias equipes, é a “guerra entre elas”. As equipes não se comunicam entre si quando deveriam devido ao interesse de destaque individual dos grupos, mas isso acaba atrapalhando no resultado e no objetivo final determinado pela empresa dentro do mercado de trabalho.

Um bom exemplo de trabalho em equipe, com resultado surpreendente, foi o levado as telas de cinema com o filme O GLADIADOR – neste trabalho a liderança foi fundamental, pois trouxe credibilidade de que juntos poderiam alcançar um objetivo, até então intransponível se tentado individualmente.



Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A sua formação deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingimento das metas. O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros no atingimento dos resultados, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo.

Esse trabalho supostamente combina os talentos dos indivíduos para gerar algo mais do que é possível com cada indivíduo tomado em separado, pode ser entendido como uma estratégia, concebida pelo homem, para melhorar a efetividade do trabalho.

Vantagens do trabalho em conjunto:

São notórios os benefícios que uma equipe bem afinada pode trazer para a organização. Primeiro, porque é formada de pessoas, que trazem consigo histórias de vida e competências diferentes, mas que se relacionam. Um é bom em analisar relatórios, outro fala muito bem em público, e o terceiro tem uma boca capacidade para detectar e resolver problemas. Estas são algumas características que, somadas, podem formar uma equipe coesa e eficiente.

A interação entre os pares e o potencial de cada indivíduo fica ainda maior quando utilizados em uma equipe. No time, todos são responsáveis mutuamente pelo resultado, diferente de quando se trabalha sozinho. Com o excesso de problemas e a necessidade de responder rápido em várias frentes que as empresas têm hoje, tornou-se quase impossível trabalhar de forma isolada, no esquema cada um por si.

Como o próprio nome diz, EQUIPE é um conjunto. É um “remar” armônico de esforços, dedicação, habilidades, conhecimento, etc. do conjunto. A liderança, igualmente importante, ou talvez, como alguns entendam, ser mais importante, pois, dela depende direcionamento. Não adianta ter uma força enorme, se não bem direcionada e conduzida, caso contrario essa força torna-se nula. Desperdiçam-se tudo pela falta de uma diretriz.

Desvantagem:

Desvantagem é que pode encontrar pessoas exatamente opostas a isso: pessoas destimulantes que não saibam mais que você ou que não sabem nada, e que te atrapalham no trabalho em questão, gerando insatisfação e a de todos os envolvidos porque tudo fica mais difícil e pior.

Ao trabalhar em uma equipe não há perdedores e nem vencedores. Que, apesar da vantagem óbvia (ninguém perde nada), pode ser uma grande desvantagem - que ninguém toma uma culpa e ninguém pode sentir-se realmente bom de ganho de sucesso. Se ninguém é responsável por cada tarefa, por vezes, ninguém sabe quem está fazendo o trabalho e não pôde ser feito.

Um dos problemas que podem ocorrem em uma organização que trabalha com várias equipes, é a “guerra entre elas”. As equipes não se comunicam entre si quando deveriam devido ao interesse de destaque individual dos grupos, mas isso acaba atrapalhando no resultado e no objetivo final determinado pela empresa dentro do mercado de trabalho.

Um bom exemplo de trabalho em equipe, com resultado surpreendente, foi o levado as telas de cinema com o filme O GLADIADOR – neste trabalho a liderança foi fundamental, pois trouxe credibilidade de
que juntos poderiam alcançar um objetivo, até então intransponível se tentado individualmente.

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