sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Brasil é ouro na produção de joias


Rodrigo competiu com 13 jovens na categoria joalheria e ajudou o Brasil a ficar em 2º lugar entre 51 países | Foto: Fernando Souza / Agência O DiaA


Jovem ourives carioca de 20 anos venceu maior torneio de formação profissional do mundo, com mil participantesRio - O Brasil é ouro na categoria joalheria do maior campeonato de formação profissional do mundo, o World Skills, disputado em Londres por cerca de mil jovens. O autor da façanha é Rodrigo Ferreira da Silva, de 20 anos, que, durante quatro dias, competiu com 13 estudantes. Junto com a Coreia — que também faturou o ouro —, o jovem ourives, filho de um segurança e uma diarista, subiu ao pódio. O Brasil foi o segundo colocado geral no torneio, atrás só da Coreia do Sul e à frente de outros 49 países, como Japão e Suíça.

trajetória do campeão, morador de Maria da Graça,revela talento nato. Ao visitar, há 5 anos, a rede de joalherias onde o pai trabalha como segurança, Rodrigo viu de perto a confecção de joias e foi amor à primeira vista pelo ofício: “Apesar de hoje existirem as máquinas, elas não têm o detalhamento da mão, mas sei que há poucas pessoas novas na área. Cheguei a tentar carreira no Exército, mas não era minha praia”.

Aos 17 anos, iniciou, com ajuda financeira da patroa da mãe, que era diarista, curso de seis meses para aprender técnicas de produção de joias no Senai da Tijuca.

O bom desempenho chamou a atenção dos professores, que o convidaram a participar das Olimpíadas do Conhecimento — torneio escolar entre as turmas do curso — em 2008. Ele venceu dois concorrentes, e, desde então, passou a colecionar mais ouros. “Ali, minha família viu que eu estava levando muito a sério”, contou o jovem, que já recebeu proposta de emprego de uma joalheria famosa.

Além do apoio dos pais, Rodrigo ganhou bolsa da escola profissionalizante. Foi prata nos campeonatos estadual, em 2009, e nacional, em 2010, e, na disputa com o ouro por uma vaga para representar o Brasil este ano no World Skills de Londres.

Rodrigo levou o ouro após quatro dias de prova. Cada competidor recebia um desenho de uma joia e tinha 22 horas para confeccioná-la. Na hora do anúncio do 1º lugar, ele nem ouviu seu nome: “Estava nervoso e não entendia nada. Foi quando ouvi Brasil e vibrei. Foi maravilhoso”.

Confira os outros brasileiros campeões do World Skills este ano:
- Guilherme Augusto Franco de Souza: desenho mecânico em CAD
- Gabriel D’Espíndula: eletrônica industrial
- Willian Ramon de Souza: 1º lugar em mecânica de refrigeração
- Christian Alessi e Maicon Carlos Pasin: campeões em mecatrônica
- Natã Miccael Barbosa: Webdesign

Bolsa para estudar fora do Brasil
Rodrigo e os outros cinco brasileiros ganhadores de medalha de ouro serão homenageados pela presidenta Dilma, em encontro promovido pelo Senai, em São Paulo, mês que vem.

“Vamos ver nossa presidenta. Ainda estou na expectativa. Vai ser emocionante”, exclamou Rodrigo, que receberá uma bolsa integral e ainda ajuda de custo para cursar faculdade e curso de aperfeiçoamento no exterior, provavelmente na Inglaterra.

Crédito:
O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário