sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Preenchimento inadequado da guia de depósito recursal gera não conhecimento do recurso


Em acórdão da 16ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), a juíza convocada Ana Maria Moraes Barbosa Macedo entendeu que o depósito recursal realizado em guia inadequada leva à deserção do recurso interposto.
A juíza justificou seu entendimento afirmando que é necessário que o recolhimento a ser feito a título de depósito recursal ocorra por meio da guia correta, qual seja, a guia GFIP, que serve, especificamente, para a garantia do juízo dos processos judiciais.

Dessa forma, o preenchimento realizado em guia inadequada leva à deserção do recurso interposto, o que significa dizer que a pretensão da parte interessada sequer será analisada pelo Tribunal, por falta do recolhimento correto do depósito recursal, requisito processual essencial previsto em lei – artigo 899 da CLT, parágrafos 1º, 4º e 5º.

Nesse mesmo sentido dispõe a Instrução Normativa nº 26 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), bem como a Súmula nº 426 do mesmo órgão.

Considerando o entendimento exposto pela juíza, o recurso ordinário interposto não foi conhecido, por unanimidade de votos.

Outras decisões podem ser encontradas no menu Bases Jurídicas / Jurisprudência.

(Proc. 00161002120085020082 – RO)
Fonte: TRT 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário