sábado, 3 de dezembro de 2011

Tudo o que acontece no seu celular é visível - privacidade zero!!


Um desenvolvedor americano, chamado Trevor Eckhart, provou que você não precisa de nada instalado erroneamente em seu smartphone para que seus dados possam sair em uma lista completa do que você fez a cada ação praticada. Segundo ele, há um programa chamado CarrierIQ instalado tanto em Androids, iOS e até nos BlackBerry e Nokias, que faz o trabalho de criar uma lista enorme de tudo que você faz. 
Esta não é a primeira vez que Eckhart avisa ao mundo que há um olho gigantesco anotando tudo que você faz no celular, já que em outubro deste ano ele fez um vídeo provando que este aplicativo existe e que ele funciona recolhendo uma série de informações sem sua permissão. Na época a empresa responsável pelo app, de mesmo nome, tentou processar o rapaz, o que apenas serviu para que sua ira aumentasse. Resultado foi que agora ele fez um vídeo demonstrando o app escrevendo uma lista de funções em um HTC, com Android, e sem a opção de impedir o funcionamento deste aplicativo.

No vídeo, o desenvolvedor mostra o que está sendo catalogado de suas ações, que vão deste o pressionar de um botão como o de home, voltar, volume ou de desligar a tela, até os números que você digitou antes de ligar para sua [seu] namorada [o]. A lista vai vai além, e mostra até o conteúdo de mensagens SMS recebidas, onde está armazenada e de onde veio.

Outro exemplo apresentado foi durante a navegação com redes WiFi. O log coletou informações sobre o site visitado, se há a localização da antena GPS e até links com https aparecem, sem qualquer criptografia. O rapaz não disse se estas informações vão para algum lugar, mas se alguém souber (se é que já sabe) que há um arquivo recheado de informações sobre você dentro do aparelho, não seria assustador pegar ele e ter acesso a senhas de bancos digitadas em um app, ou todos os seus contatos?

Crédito:
msn.techguru.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário